França expulsou 17 mil imigrantes ilegais entre janeiro e julho
Paris, 3 set (EFE).- As autoridades francesas expulsaram 17 mil estrangeiros em situação irregular entre janeiro e julho, um número inferior ao do mesmo período do ano passado, mas em linha com os objetivos do Governo, anunciou nesta quinta-feira o ministro da Imigração, Eric Besson.
"É menor que o ano passado na mesma data, mas está em linha com os objetivos passados a mim pelo presidente da República", disse Besson ao revelar os dados em entrevista à emissora de TV "LCI".
O ministro lembrou que esse objetivo é de expulsar 27 mil imigrantes ilegais em 2009.
Besson também descartou o fim da obrigação de que menores filhos de imigrantes em situação irregular fiquem com seus pais em centros de retenção administrativa.
Sobre o assunto, alegou que, além de se tratar de casos relativamente raros, a estadia dos menores nos centros é de curta duração e os pais têm a possibilidade de que seus filhos fiquem no exterior caso haja outras pessoas para cuidar deles.
Segundo o diário "La Croix", em 2007 242 crianças estiveram nesses centros de retenção administrativa.
Fonte: http://www.google.com/hostednews/epa/article/ALeqM5jQANk66zLFLmLQrX7dNVJEWaJJxw
sexta-feira, 4 de setembro de 2009
Itália pede ação conjunta sobre imigração ilegal na Europa
Itália pede ação conjunta sobre imigração ilegal na Europa
RIMINI, Itália (Reuters) - A Itália pediu no domingo uma ação comum na União Europeia para solucionar o problema da imigração ilegal.
"Precisamos que isso seja considerado um problema europeu. A União Europeia precisa tomar uma posição, mas ainda não disse o que deve ser feito quando um grupo de migrantes atinge as fronteiras da Europa", disse em entrevista coletiva o ministro de Relações Exteriores da Itália, Franco Frattini.
Ele fez os comentários após autoridades italianas terem encontrado um barco na quinta-feira com cinco migrantes da Eritreia. De acordo com os migrantes, outros 73 morreram enquanto o barco cruzava da África para o Mediterrâneo.
"Todos somos europeus, todos os 27 países precisam ter responsabilidade sobre essas pessoas", afirmou Frattini.
Conversas com Malta sobre o policiamento das águas no território da ilha precisam continuar, talvez envolvendo outros países, disse o ministro italiano.
A Itália diz que as águas do território de Malta são muito extensas para o tamanho do país e que precisam ser monitoradas da forma adequada.
(Reportagem de Paolo Biondi)
Fonte: http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2009/08/23/italia-pede-acao-conjunta-sobre-imigracao-ilegal-na-europa-767282605.asp
RIMINI, Itália (Reuters) - A Itália pediu no domingo uma ação comum na União Europeia para solucionar o problema da imigração ilegal.
"Precisamos que isso seja considerado um problema europeu. A União Europeia precisa tomar uma posição, mas ainda não disse o que deve ser feito quando um grupo de migrantes atinge as fronteiras da Europa", disse em entrevista coletiva o ministro de Relações Exteriores da Itália, Franco Frattini.
Ele fez os comentários após autoridades italianas terem encontrado um barco na quinta-feira com cinco migrantes da Eritreia. De acordo com os migrantes, outros 73 morreram enquanto o barco cruzava da África para o Mediterrâneo.
"Todos somos europeus, todos os 27 países precisam ter responsabilidade sobre essas pessoas", afirmou Frattini.
Conversas com Malta sobre o policiamento das águas no território da ilha precisam continuar, talvez envolvendo outros países, disse o ministro italiano.
A Itália diz que as águas do território de Malta são muito extensas para o tamanho do país e que precisam ser monitoradas da forma adequada.
(Reportagem de Paolo Biondi)
Fonte: http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2009/08/23/italia-pede-acao-conjunta-sobre-imigracao-ilegal-na-europa-767282605.asp
Senadora brasileira é detida em aeroporto da Itália
A senadora licenciada Patrícia Sabóia (PDT-CE) foi detida hoje no aeroporto de Fiumicino, em Roma. Segundo nota divulgada pelo presidente da Comissão de Relações Exteriores, senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), a senadora teria sido detida pela polícia italiana "sem maiores explicações", além de ter sido submetida a maus tratos e constrangimentos.
"Considero esse ato uma prova de desrespeito ao Poder Legislativo e à condição da mulher brasileira e exijo explicações das autoridades competentes do país europeu", diz a nota assinada por Azeredo.
Assessores do senador informaram que o Itamaraty está cuidando do caso, através da Embaixada do Brasil em Roma.
Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/s/03092009/25/politica-senadora-brasileira-detida-aeroporto-da.html
"Considero esse ato uma prova de desrespeito ao Poder Legislativo e à condição da mulher brasileira e exijo explicações das autoridades competentes do país europeu", diz a nota assinada por Azeredo.
Assessores do senador informaram que o Itamaraty está cuidando do caso, através da Embaixada do Brasil em Roma.
Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/s/03092009/25/politica-senadora-brasileira-detida-aeroporto-da.html
domingo, 9 de agosto de 2009
Itália registra primeiras denúncias e detenções por imigração ilegal
Itália registra primeiras denúncias e detenções por imigração ilegal
Roma, 8 ago (EFE).- A entrada em vigor da lei sobre segurança do Governo do primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, que considera a imigração ilegal um crime e que autoriza rondas de cidadãos voluntários, causou neste sábado as primeiras detenções, enquanto continua a polêmica sobre a aplicação da medida.
Fontes da Chefia de Polícia de Pescara confirmaram à Agência Efe que a Polícia deteve duas pessoas de nacionalidade marroquina em situação irregular na Itália, que serão processadas na próxima segunda-feira.
Além destas detenções, houve várias denúncias durante a noite apresentadas contra imigrantes ilegais em cidades como Bolonha, Milão e Sanremo, informou a imprensa italiana.
No âmbito da imigração, a nova lei prevê multas de 5 mil a 10 mil euros (US$ 7,095 mil a US$ 14,190 mil) aos imigrantes ilegais, assim como um processo perante o juiz no qual as pessoas em situação irregular poderão ser expulsas da Itália de forma imediata.
Além disso, amplia até seis meses o tempo de retenção dos imigrantes ilegais e determina a necessidade de estar com documentação regularizada para poder ter acesso às repartições públicas.
Justamente este ponto foi um dos que geraram mais polêmica quando o projeto de lei foi aprovado na Câmara dos Deputados, já que a oposição advertiu do risco de que algumas mães não pudessem inscrever no censo os filhos, por não ter documentos.
A nova disposição também prevê penas de prisão de entre seis meses e três anos para os italianos que alugarem casa a imigrantes ilegais, e aumenta o rigor nos requisitos para obter a nacionalidade italiana através do casamento com um cidadão deste país.
O presidente da Câmara dos Deputados italiana, Gianfranco Fini, que hoje estava na Bélgica para lembrar os 53 anos do incidente em uma mina no qual 136 italianos morreram, disse que essa experiência mostra a necessidade de "respeitar o imigrante" e de "integrá-lo, garantindo a segurança".
Outro ponto que causou maior polêmica foi a introdução de rondas para vigiar as ruas, uma medida que mostra a preocupação que a segurança representa para o Governo de Berlusconi e, sobretudo, para seus parceiros do Executivo da Liga Norte, principal impulsora da medida.
O ministro do Interior italiano e um dos que mais apoiam a medida, Roberto Maroni, assinou neste sábado a regulamentação que regerá as rondas, que não poderão ser formadas por mais de três pessoas, nem andar com armas, meios motorizados ou animais.
A nova lei, conhecida como "pacote de segurança", foi aprovada pelo Parlamento em 2 de julho, mas não sem polêmica, já que a introdução do crime de imigração clandestina recebeu críticas da oposição, da igreja e do presidente italiano, Giorgio Napolitano.
Fonte: http://www.google.com/hostednews/epa/article/ALeqM5jlolhFWoYtZDA4qgXlUGDAQxKy6w
Roma, 8 ago (EFE).- A entrada em vigor da lei sobre segurança do Governo do primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, que considera a imigração ilegal um crime e que autoriza rondas de cidadãos voluntários, causou neste sábado as primeiras detenções, enquanto continua a polêmica sobre a aplicação da medida.
Fontes da Chefia de Polícia de Pescara confirmaram à Agência Efe que a Polícia deteve duas pessoas de nacionalidade marroquina em situação irregular na Itália, que serão processadas na próxima segunda-feira.
Além destas detenções, houve várias denúncias durante a noite apresentadas contra imigrantes ilegais em cidades como Bolonha, Milão e Sanremo, informou a imprensa italiana.
No âmbito da imigração, a nova lei prevê multas de 5 mil a 10 mil euros (US$ 7,095 mil a US$ 14,190 mil) aos imigrantes ilegais, assim como um processo perante o juiz no qual as pessoas em situação irregular poderão ser expulsas da Itália de forma imediata.
Além disso, amplia até seis meses o tempo de retenção dos imigrantes ilegais e determina a necessidade de estar com documentação regularizada para poder ter acesso às repartições públicas.
Justamente este ponto foi um dos que geraram mais polêmica quando o projeto de lei foi aprovado na Câmara dos Deputados, já que a oposição advertiu do risco de que algumas mães não pudessem inscrever no censo os filhos, por não ter documentos.
A nova disposição também prevê penas de prisão de entre seis meses e três anos para os italianos que alugarem casa a imigrantes ilegais, e aumenta o rigor nos requisitos para obter a nacionalidade italiana através do casamento com um cidadão deste país.
O presidente da Câmara dos Deputados italiana, Gianfranco Fini, que hoje estava na Bélgica para lembrar os 53 anos do incidente em uma mina no qual 136 italianos morreram, disse que essa experiência mostra a necessidade de "respeitar o imigrante" e de "integrá-lo, garantindo a segurança".
Outro ponto que causou maior polêmica foi a introdução de rondas para vigiar as ruas, uma medida que mostra a preocupação que a segurança representa para o Governo de Berlusconi e, sobretudo, para seus parceiros do Executivo da Liga Norte, principal impulsora da medida.
O ministro do Interior italiano e um dos que mais apoiam a medida, Roberto Maroni, assinou neste sábado a regulamentação que regerá as rondas, que não poderão ser formadas por mais de três pessoas, nem andar com armas, meios motorizados ou animais.
A nova lei, conhecida como "pacote de segurança", foi aprovada pelo Parlamento em 2 de julho, mas não sem polêmica, já que a introdução do crime de imigração clandestina recebeu críticas da oposição, da igreja e do presidente italiano, Giorgio Napolitano.
Fonte: http://www.google.com/hostednews/epa/article/ALeqM5jlolhFWoYtZDA4qgXlUGDAQxKy6w
sexta-feira, 17 de julho de 2009
Número de imigrantes brasileiros em Portugal aumentou 37% em 2008
Número de imigrantes brasileiros em Portugal aumentou 37% em 2008
Há 106.961 brasileiros no país, diz governo português.Segundo país com mais imigrantes em Portugal é a Ucrânia.
O número de imigrantes brasileiros em Portugal aumentou 37% em 2008, de 66.354 para 106.961, e representa quase 25% da população estrangeira no país, informou nesta terça-feira (14) o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) português.
Em termos totais, a população estrangeira em Portugal cresceu 1% no ano passado, para 440.277, contra 435.736 em 2007.
Segundo o SEF, a imigração brasileira teve grande aumento desde o começo da década.
O relatório de imigração do SEF indica também que, se 2007 foi um ano de transição, 2008 foi "o ano zero de uma nova etapa nos ciclos migratórios" para Portugal.
Isso explica que outro país, a Ucrânia, subiu ao segundo lugar em número de imigrantes, com 52.495, frente aos 39.480 do ano anterior.
A outra subida significativa é a da Romênia, que passou de 19.155 imigrantes em 2007 para 63.925 no ano passado, e se transforma no país da União Europeia (UE) com mais cidadãos residentes em território português.
Nos anos 80 e 90, o fluxo migratório para Portugal se consolidou, principalmente do Brasil e da África, e a partir de 2000l aumentou de forma exponencial o número de imigrantes procedentes do Leste Europeu, em particular da Ucrânia.
Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1229289-5602,00-NUMERO+DE+IMIGRANTES+BRASILEIROS+EM+PORTUGAL+AUMENTOU+EM.html
Há 106.961 brasileiros no país, diz governo português.Segundo país com mais imigrantes em Portugal é a Ucrânia.
O número de imigrantes brasileiros em Portugal aumentou 37% em 2008, de 66.354 para 106.961, e representa quase 25% da população estrangeira no país, informou nesta terça-feira (14) o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) português.
Em termos totais, a população estrangeira em Portugal cresceu 1% no ano passado, para 440.277, contra 435.736 em 2007.
Segundo o SEF, a imigração brasileira teve grande aumento desde o começo da década.
O relatório de imigração do SEF indica também que, se 2007 foi um ano de transição, 2008 foi "o ano zero de uma nova etapa nos ciclos migratórios" para Portugal.
Isso explica que outro país, a Ucrânia, subiu ao segundo lugar em número de imigrantes, com 52.495, frente aos 39.480 do ano anterior.
A outra subida significativa é a da Romênia, que passou de 19.155 imigrantes em 2007 para 63.925 no ano passado, e se transforma no país da União Europeia (UE) com mais cidadãos residentes em território português.
Nos anos 80 e 90, o fluxo migratório para Portugal se consolidou, principalmente do Brasil e da África, e a partir de 2000l aumentou de forma exponencial o número de imigrantes procedentes do Leste Europeu, em particular da Ucrânia.
Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1229289-5602,00-NUMERO+DE+IMIGRANTES+BRASILEIROS+EM+PORTUGAL+AUMENTOU+EM.html
Imigrantes ilegais são criminosos ou vítimas?
Imigrantes ilegais podem ter os mesmos direitos de brasileiros natos. Cerca de 200 mil estrangeiros em situação irregular no Brasil ganharam a possibilidade de legalizar a situação e viver livremente no país. Isso graças à lei sancionada ontem pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que beneficiará, sobretudo, chineses, bolivianos, paraguaios e peruanos. A medida foi anunciada em solenidade no Ministério da Justiça, nesta quinta-feira, onde o presidente Lula criticou a discriminação e o preconceito dos países ricos contra estrangeiros. Segundo ele, ninguém deixa a terra natal porque quer e a intolerância contra imigrantes não resolve problemas causados pela crise econômica mundial. O secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior, concorda com o presidente e afirma que imigrantes ilegais não são criminosos e sim vítimas. Os estrangeiros terão até dezembro para requerer residência provisória por dois anos. Três meses depois de contemplado o prazo, o visto passará a ser permanente e os estrangeiros terão direito a liberdade de circulação, acesso ao trabalho remunerado, educação, saúde pública e serviços de Justiça. Você acha que a imigração ilegal deve ser vista como crime ou como um problema social? A medida do governo é correta?
Fonte: http://www.dzai.com.br/correioweb2/noticia/montanoticia?tv_ntc_id=23274
Fonte: http://www.dzai.com.br/correioweb2/noticia/montanoticia?tv_ntc_id=23274
Detector de batimento cardíaco ajuda a combater imigrantes ilegais
Um leitor capaz de medir a quantidade de dióxido de carbono emitida com a respiração e um microfone que capta batimentos cardíacos estão entre os novos equipamentos de alta tecnologia que estão sendo empregados pela Grã-Bretanha para combater a imigração ilegal.Agentes de imigração baseados na entrada no Eurotúnel, que liga a França à Grã-Bretanha sob o Canal da Mancha, afirmam que as novas tecnologias impedem a entrada de cerca de 100 imigrantes ilegais no país todos os meses."Diante da enorme quantidade de caminhões que passam pelo túnel não podemos inspecionar todos eles", disse Ivan Macey, controlador da operação, explicando que os novos equipamentos permitem que os funcionários investiguem apenas os veículos suspeitos.Entre os equipamentos mais usados está um detector capaz de medir a quantidade de dióxido de carbono emitida com a respiração. Um alto nível do gás é uma sugestão de que possa haver pessoas escondidas na carroceria de um caminhão, por exemplo. Ainda para detectar ilegais escondidos, os agentes também contam com um microfone de alta tecnologia que capta batimentos cardíacos.Rachel Bramley é uma das agentes responsáveis pelas buscas nos veículos. "É satisfatório quando conseguimos pegar (os imigrantes ilegais), mas ao mesmo tempo dá pena, principalmente quando há crianças envolvidas", disse Bramley.
Fonte: http://www.uai.com.br/UAI/html/sessao_1/2009/05/06/em_noticia_interna,id_sessao=1&id_noticia=109258/em_noticia_interna.shtml
Fonte: http://www.uai.com.br/UAI/html/sessao_1/2009/05/06/em_noticia_interna,id_sessao=1&id_noticia=109258/em_noticia_interna.shtml
Assinar:
Postagens (Atom)