quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Número de imigrantes com subsidio de desemprego aumentou

Número de imigrantes com subsidio de desemprego aumentou

Segundo a Segurança Social, o número de imigrantes que beneficiam do subsídio de desemprego aumentou 25 por cento. Uma situação que preocupa a Alta-comissária para a Integração e Diálogo Intercultural.
Os pedidos de subsídio de desemprego subiram em particular entre os agora quatro mil brasileiros que dele beneficiam mais 45 por cento do que em igual período em 2007.
Quanto aos imigrantes provenientes da Europa de Leste, em particular da Ucrânia, o número de beneficiários dos subsídios de desemprego subiu 30 por cento.
O aumento verificado foi menor no respeitante aos africanos de língua oficial portuguesa, apesar de mais de cinco mil já terem este subsídio.
A Alta-comissária para a Integração e Diálogo Intercultural manifestou preocupação em relação a estes números. Não obstante, sublinhou que a mudança da Lei da Nacionalidade contribuiu para que mais imigrantes pudessem usufruir deste subsídio.
Rosário Farmhouse, em declarações à TSF, reconheceu que os imigrantes são “uma população que está numa situação laboral mais frágil com contratos a termos mais certos e por isso numa situação em que tem de haver cortes de pessoal acabam por ser os imigrantes os primeiros a sofrer”. Por outro lado, salientou que “também é natural que estes números possam ser mais elevados dadas as características dos vistos dos imigrantes, estando eles numa situação regular e tendo eles feito os seus descontos, podem usufruir deste direito”.
Timóteo Macedo da Associação Solidariedade Imigrante, também em declarações à TSF, destacou que ainda existem muitos imigrantes cujo trabalho não é declarado e que estes números apresentam apenas o panorama daqueles que não têm emprego mas que estão legais.
«Há esse número oficial de pessoas que estão efectivamente desempregadas, mas existem uma diferença, porque há muito mais gente a trabalhar de uma forma informal», acrescentou o dirigente desta associação.

Fonte: http://noticias.pt.msn.com/article.aspx?cp-documentid=13062426

Um comentário:

lina disse...

QUERO PEDIR O AUXILIO DE QUEM PUDER E LER,MESMO QUE SEJA UMA DICA ESTOU ILEGAL EM PARIS,SOU BRASILEIRO,QUERO VOLTAR E NAO CONSIGO ESTOU TRABALHANDO COM UM PORTUGUES QUE SO OFENDE E UMILHA,SAIU DE FERIAS PARA PORTUGUAL E NAO ME PAGOU DISSE QUE QUANDO VOLTAR VAI VER O QUE PODE FAZER,OS FRANCESES SAO MUITO ATENCIOSOS MAS COMO NAO FALO A LONGUA TENHO QUE ME SUBMETER A ESTE PORTUGUES,POR FAVOR ME AUXILIE,OBRIGADO,NO QUE PUDEREM.