segunda-feira, 15 de junho de 2009

Tratar direitos humanos é desafio do sistema multilateral

Para Lula, tratar direitos humanos é desafio do sistema multilateral

GENEBRA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje que o tratamento dos direitos humanos é um dos principais desafios do sistema multilateral. Ao discursar na sessão do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), ele disse que a criação de uma agenda positiva é "mais eficaz" para a melhoria das condições de vida e também para prevenir novas violações de direitos humanos.
"Este conselho deve buscar no diálogo, e não na imposição, o caminho para fazer avançar a causa dos direitos humanos", acrescentou.
Durante o encontro, o presidente defendeu que direitos econômicos, sociais e culturais são "essenciais" para garantir um padrão de vida digno e, sobretudo, para preservar direitos civis e políticos.
Lula citou a cooperação brasileira junto a países como Moçambique, Haiti e Palestina e fez um apelo pela paz no Oriente Médio. Para o presidente, o atual momento pede "união de esforços". Segundo ele, a atenção aos direitos humanos é "parte indispensável" para superar os reflexos da instabilidade financeira mundial.
(Agência Brasil)
Fonte: http://oglobo.globo.com/economia/mat/2009/06/15/para-lula-tratar-direitos-humanos-desafio-do-sistema-multilateral-756344948.asp

Nenhum comentário: